A Diocese de Leopoldina foi formada por territórios desmembrados da Arquidiocese de Mariana e das paróquias de Argirita e Providência, então subordinadas ao bispado de Juiz de Fora. O arcebispo de Mariana Dom Helvécio Gomes de Oliveira justificou o pedido de criação ao Papa Pio XII alegando a grande extensão territorial da Arquidiocese.
A bula de criação ‘Quae ad Majus’ foi assinada pelo Papa Pio XII em plena segunda guerra mundial e, por isso, não chegou a tempo. Coube ao Núncio Apostólico no Brasil, Dom Bento Aloisi Masella publicar um decreto de constituição, sendo elevada a sede de bispado no dia 28 de março de 1942 e instalada em 6 de agosto de 1942, no município de Leopoldina, em Minas Gerais.
O arcebispo Dom Helvécio Gomes de Oliveira nomeou o Padre José Domingues Gomes para administrar, temporariamente, até a posse do primeiro bispo. Juntamente com uma comissão especial, ele percorreu todas as paróquias que constituiria a nova Diocese.
A posse de Dom Delfim Ribeiro Guedes, primeiro bispo, ocorreu em 31 de outubro de 1946.
Com o fim da segunda guerra mundial, ele, juntamente com a população, ergueu em 20 de janeiro de 1946, o monumento em homenagem a Nossa Senhora da Paz, localizado em frente à sede episcopal, na Praça que leva o nome de Dom Helvécio Gomes de Oliveira.
A Diocese de Leopoldina está presente em 34 municípios, sendo composta por 63 paróquias, organizadas em seis foranias, que consiste em grupos de paróquias localizadas próximas uma das outras. São elas: Forania de Leopoldina, Forania de Cataguases, Forania de Muriaé, Forania de Ubá, Forania de Além Paraíba, Forania de Visconde do Rio Branco. Uma forania é confiada a um Vigário Forâneo – título dado pelo bispo ao padre para orientar as paróquias de uma região. Eles são eleitos pelos párocos e vigários por dois anos, representando um território junto ao Conselho Presbiteral.
1º BISPO – Dom Delfim Ribeiro Guedes
2º BISPO – Dom Gerardo Ferreira Reis
3º BISPO – Dom Sebastião Roque Rabelo Mendes
4º BISPO – Dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho
5º BISPO – Dom Célio de Oliveira Goulart
6º BISPO – Dom Dario Campos
7º BISPO – Dom José Eudes Campos do Nascimento
8º BISPO – Dom Edson José Oriolo dos Santos